PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - PROINFO
“É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!”
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!”
CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs 100hs
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICÍPIO: São João da Lagoa-MG
MUNICÍPIO: São João da Lagoa-MG
CURSISTA: Fernanda Sena Caldeira
FORMADORA: Suzana Alves Araújo
MEU
HIPER-PORTFÓLIO
· Trabalho na
secretaria da Escola Municipal Benedito Pereira Lima, em São João da Lagoa - MG.
· Atualmente, nós,
educadores da rede municipal de Ensino de São João da Lagoa, estamos
participando da segunda etapa do Programa Nacional de Formação Continuada em
Tecnologia Educacional 100hs – PROINFO INTEGRADO. O objetivo
desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC)
nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:
a. Promover a
inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação
básica e comunidade escolar em geral;
b. Dinamizar e
qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da
qualidade da educação básica.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NO CURSO
UNIDADE 1: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
NA EDUCAÇÃO
Iniciamos com um encontro presencial, onde
ocorreu a apresentação da segunda fase do cursos e-proinfo 100hs. Houve os
debates e reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade da
aprendizagem continuada, em seguida a postagem de atividades no:
Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Aqui refletimos
acerca das questões, o que é ser professor hoje? O que preciso fazer para
acompanhar a rápida evolução tecnológica? Entre outros pontos que nos fizeram
repensar nossa pratica educacional.
Biblioteca: Minha escola
Fizemos uma
pesquisa para levantarmos quais eram os recursos tecnológicos existentes em
nossa escola e de que maneira
essas tecnologias estavam sendo utilizadas. Elaboramos uma breve apresentação
em slides com as conclusões a que chegamos, e divulgamos no espaço biblioteca.
No diário de bordo: nesta Unidade de Estudos, postamos nossas
reflexões e discutimos no encontro presencial as atividades com Mapas
Conceituais eWebQuest.
Acreditamos em
Educação de qualidade, em Formação autônoma e significativa, portanto estamos
investindo em nossas aprendizagens para que possamos compartilhar com nossos
alunos as múltiplas descobertas do mundo virtual.
UNIDADE 2 : INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
Vamos conhecer,
nesta Unidade, alguns dos principais aspectos das linguagens e formas que
caracterizam a grande rede mundial de informação: a internet. Estudaremos,
também, os conceitos de hipertexto e hipermídia, os quais
definem como navegamos na internet.
·
Fórum:
Experiência de navegar livremente
Neste fórum
relatamos nossas impressões sobre a experiência de navegação a deriva na internet.
·
Fórum:
Conceituando Hipertexto
Neste ambiente,
conceituamos Hipertexto utilizando dados “copiados” na rede acrescidos de
nossas colaborações.
·
Blog: estamos
trabalhando agora com postagens em nossos blogs. A atividade 2_5 consiste na criação deste
hiper-portfólio aqui no blog.
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”
Cora Coralina
- BIBLIOTECA : nós publicamos a atividade 2_6 planejando uma atividade com hipertexto ou internet. É um planejamento de uma atividade, em que sejam usados alguns dos recursos tecnológicos disponíveis em nossa escola.
- BLOG: Aqui nós postamos uma breve síntese de como executamos o plano de aula feito na atividade 2_6.
Registro digital da experiência
As atividades foram planejadas em trio, com as cursistas Waldirene
Queiroz S. Moura, Fernanda Sena Caldeira e Eliene Santos Pereira. A escolha
pelo assunto sobre manifestações folclóricas, foi devido ao
fato de estarem próximas da realidade dos alunos, propiciando momentos de
interação, desenvolvimento da leitura, da escrita e da criatividade. Iniciou-se
o trabalho sondando sobre o que sabiam do folclore e algumas de suas manifestações.
Ao serem incentivados a irem ao laboratório de informática, demonstraram
satisfação, alegria, movimento e também preocupação por aqueles que não tinham acesso
aos computadores. A princípio, foram apresentados aos computadores e iniciaram
as pesquisas com anotações. Nas aulas seguintes, já em sala de aula e em
grupos, os alunos transcreveram suas pesquisas e usando a sua criatividade,
ilustraram-nas. A partir da lenda (poema) da mula sem cabeça, foi realizada a arte com dobradura , onde os alunos participaram
ativamente, com poucas dificuldades e “incrementaram” criando no papel um
ambiente para a mesma. Ao final, montou os álbuns que por decisão junto aos
alunos, ficarão expostos na reunião de pais na escola, onde poderão prestigiar
o trabalho dos alunos. Foi um trabalho gratificante, prazeroso onde
trabalhou-se também a organização, ortografia, onde constatou-se maior
envolvimento dos alunos durante todo o processo.
As fotos
do plano sendo executado na sala de aula e no laboratório de informática:
"Cada criança ao nascer, nos trás a mensagem de
que DEUS não perdeu a esperança nos homens."
(Tagore)
Nenhum comentário:
Postar um comentário